Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

A célula - Constituintes básicos

Qual a importância da água?

Água

É o composto mais abundante nas células podendo atingir 75% a 90% da sua massa.
Intervém em numerosas reacções químicas vitais e é um solvente universal, capaz de dissolver grande número de compostos orgânicos e inorgânicos.



A facilidade em estabelecer ligações com outras moléculas resulta da polaridade das moléculas da água.
Sem água, o organismo não poderia transportar nutrientes ou produtos de excreção nem regular as condições do meio interno.



Reflexão:  Como todos sabemos, a água é um recurso natural indispensável à vida no planeta Terra. Possui um enorme valor económico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta. Nos nossos dias, o desperdício aliado ao aumento na procura deste recurso, tornou-se num problema que requer a atenção de todos, devido à decrescente disponibilidade de água doce no nosso planeta. Se tivermos em conta que diariamente usamos a água nas mais diversas atividades na nossa vida (higiene pessoal, alimentação, rega e limpeza, indústria e agricultura), e nem sequer temos a noção da sua importância, temos aqui a prova de que ainda temos muito que aprender relativamente à importância deste recurso na nossa sobrevivência.






Sem comentários:

Enviar um comentário