Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013

A célula - Constituintes básicos

O que são prótidos?

Prótidos


São compostos quaternários, de carbono, hidrogénio, oxigénio e azoto.
As suas unidades estruturais são os aminoácidos que, ligando-se entre si por ligações peptídicas, formam cadeias de tamanho variável, os péptidos e as proteínas.


As proteínas são macromoléculas complexas, constituídas por uma ou mais cadeias polipetídicas, com uma estrutura tridimensional que pode ser organizada a vários níveis.



Qual a importância das proteínas?




As proteínas desempenham funções muito diversificadas a nível estrutural, enzimático, de transporte, motor, hormonal, imunológico, etc.















O que são glícidos?


Hidratos de carbono


Os glícidos são compostos ternários, de carbono, hidrogénio e oxigénio. As suas unidades estruturais designam-se por monossacarídeos (como a glicose, a frutose ou a ribose), que podem polimerizar em
polissacarídeos (como a celulose, o amido ou o glicogénio).



Alguns glícidos, os dissacarídeos, são formados por dois monómeros (é o caso da sacarose, da lactose e da maltose). A união entre dois monossacarídeos designa-se ligação glicosídica.



Qual a importância dos glícidos?

Os hidratos de carbono têm, principalmente, funções energéticas ou estruturais.





Reflexão: Esta foi a parte da matéria que achei mais difícil,

mas quando se começa a compreender torna-se simples.Os glícidos têm diversas funções, sendo as mais relevantes as funções estruturais e de armazenamento energético, especialmente na forma de polissacarídeos. São sintetizados através do processo fotossintético, entrando na composição de seres não fotossintéticos pela cadeia alimentar. Constituem a fonte primária de energia dos seres vivos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário